A Fazenda da Juta nasceu e cresceu em consequência de luta e muito suor do povo que batalhou para construir seu lar, poder dar um futuro digno e justo a sua família. Diante do desafio de acolher as crianças e adolescentes para promover uma condição de vida digna, foi adquirido um terreno pela Paróquia São Sebastião para a construção de um Centro Comunitário, que mais tarde recebeu o nome de Nossa Senhora de Guadalupe. No dia 1º de março de 2000, com o apoio das Irmãs Combonianas, dos padres e da comunidade local, iniciaram-se os trabalhos socioeducativos com as crianças, adolescentes e suas respectivas famílias. O trabalho coordenado pelo Instituto Daniel Comboni desde o início é conveniado com a Secretaria Municipal de Assistência Social, foi implantado com a proposta de realizar ações que fortalecesse os vínculos familiares e propiciassem a constituição de um espaço de convivência, para atender aos interesses e peculiaridades presentes no território, em busca da participação cidadã e o desenvolvimento para a compreensão crítica da realidade social e da política de direito.
Caracterização
O Centro para Crianças e Adolescentes é um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas com crianças e adolescentes, que buscam assegurar o fortalecimento dos vínculos familiares e o convívio grupal, comunitário e social. Ele é organizado em duas modalidades: Centro para Criança de 6 a 11 anos e 11 meses e Centro para Adolescentes de 12 a 14 anos e 11 meses.
O serviço destina-se a:
Crianças e Adolescentes
Metodologia de trabalho
Desenvolvimento de reuniões com os responsáveis para apresentação das propostas pedagógicas que serão utilizadas, bem como sobre a rotinas de funcionamento dos serviços conveniados com a prefeitura.
Desenvolvimento junto às famílias de trabalhos que os envolvam nos projetos a fim de que participem das atividades propostas e acompanhamento dos filhos no decorrer do processo de crescimento, aprendizagem e transformação.
Desenvolvimento de trabalhos em parceria com os postos de saúde da região onde são ministradas palestras com temas diferenciados e que abordem assuntos que contribuam para melhoria na qualidade de vida das famílias.
Escuta:
Através da escuta e do trabalho conjunto, criamos uma integração com os demais equipamentos sociais na região de modo a permitir maior envolvimento com os órgãos públicos da região para garantir o atendimento necessário das necessidades das famílias e usuários.
Orientação e encaminhamento:
Após a escuta, realizamos os encaminhamentos pertinentes em casos de crianças fora da escola, famílias em dificuldade de relacionamento familiar, dificuldades financeiras e com quadro de violência doméstica, buscamos orientá-las e acompanhá-las dentro das necessidades e possibilidade correspondentes às exigências e normas ligadas ao serviço.
Documentos do Responsável:
Documentos do Usuário:
- Listar todos
- CCA's